Case de sucesso

02/04
Imagem do artigo Case de sucesso

Case de Sucesso - Massei Uniformes

Conheçam o projeto de fornecimento pioneiro de uniformes NR10 apresentado para a maior indústria de gases do mundo.

A EMPRESA

Empresa líder mundial em gases para a Indústria, saúde e meio ambiente, a Air liquide, com seus mais de 50 mil colaboradores, opera em mais de 80 países por meio de suas 150 subsidiárias. Com expertise de mais de 110 anos, ela foca suas ações em desenvolver soluções inovadoras para melhorar a eficiência industrial e proteger o meio ambiente.

Engajada na política de respeito aos seus 3 parceiros: Clientes, Funcionários e Acionistas, e com o compromisso de dispensar respeito às várias culturas e comunidades nas quais opera, a Air Liquide dirige o fornecimento de gases nos mais diversos segmentos: indústria siderúrgica, petroquímica, química, vidros eletrônica, papel e celulose, metalúrgica, alimentos, saúde e aeroespacial.

O CENÁRIO

As operações da empresa exigiam respeito absoluto às questões relacionadas à segurança! A preocupação com a proteção e segurança de seus colaboradores no desempenho de suas atividades foi apresentada como prioridade para o desenvolvimento dos uniformes. O perigo da força estática gerada no manuseio dos gases e do índice limite de oxigênio para carburação dos uniformes foi apresentado para a Massei Uniformes como força motriz daquele cenário.

Era necessária uma Vestimenta de Segurança que além de atender as normas NR10, no que diz respeito à prevenção contra fogo repentino e arco elétrico, pudesse ser adequada para prevenção de acidentes relacionados à força estática (geração de faísca) e ILO (Índice Limite de Oxigênio). O projeto precisava ser inovador! Não existia ainda no Brasil uma Vestimenta de Segurança com tais características.

O PROJETO

O projeto desenhado teve um enfoque especial na segurança dos tecidos. Além da propriedade antiestática e do índice limite alto de oxigênio, precisava que a vestimenta apresentada tivesse atributos que a enquadrassem como a Vestimenta de Segurança com o maior nível de proteção em caso de acidentes.

Foram meses de testes e experimentos até que o projeto final fosse apresentado como uma equação ideal. Naquele momento a Massei Uniformes profissionais, em parceria com a Santanense, lançava para o mercado de Uniformes NR10 a Vestimenta de segurança que comprovadamente apresentava o maior índice de proteção contra queimadura no mercado. Enquanto os demais tecidos NR10 apresentavam proteção com percentual de queima da superfície da pele próximo ou superior a 40%, o tecido da vestimenta desenvolvido pela Massei Uniformes apresentava desempenho extraordinariamente superior, obtendo resultado menor do que 15% de queima! Além de garantir maior proteção, aquela Vestimenta de Segurança apresentava uma característica que a tornava inovadora para a Linha de Vestimentas Fire no Brasil, a prevenção de acidentes relacionados à força estática!